sexta-feira, dezembro 1, 2023

Manaus é referência nacional em cobertura vacinal

Manaus foi a campeã em cobertura vacinal em 2022, com índice de praticamente 80% (exatos 79,91%), bem superior à média nacional, de 67,94%, segundo dados do Ministério da Saúde. A queda no percentual da população vacinada, contra as mais diferentes doenças, é uma das principais preocupações do governo federal e resultados como o obtido pela Prefeitura de Manaus contribuem com os esforços do Ministério para reverter esse quadro no País.

“Esse índice conquistado reflete o nosso compromisso com as áreas prioritárias, como a Saúde, que vem passando por um amplo programa de revitalização”, destaca o prefeito David Almeida. Entre os investimentos estão a ampliação e modernização das unidades de saúde e a valorização dos profissionais da área.

O resultado dessa política de vacinação também foi destacado pelo jornal Estado de S. Paulo, na edição desta sexta-feira, 9/6. E segundo a própria publicação, é resultado de um esforço de longo prazo da atual gestão, o que inclui campanhas periódicas. Além disso, a Prefeitura de Manaus disponibiliza vacinas em unidades de todas as zonas da cidade.

“Resultado tão positivo só foi possível pela soma entre o esforço dos 1,5 mil servidores envolvidos na ação (Dia D da Campanha de Multivacinação) e a adesão da população”, destaca a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe. Além do Dia D que a Prefeitura realiza, o incentivo à imunização contra as mais diversas doenças é uma preocupação da gestão municipal em todos os meses do ano.

Atenção básica

Todos os esforços da atual administração resultaram em uma conquista inédita: Manaus foi reconhecida recentemente como a capital com a melhor cobertura de atenção básica em saúde por cinco quadrimestres seguidos, segundo o ranking Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

A avaliação é feita a cada quatro meses e a última considerou o período de janeiro a abril deste ano, quando a capital do Amazonas alcançou nota 8,46. O Ministério avalia indicadores como atenção à saúde da gestante, realização de exames preventivos no público feminino, cobertura vacinal contra poliomielite e pentavalente, além do acompanhamento de hipertensos e de diabéticos.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

spot_img

Últimas Notícias