Estudantes de três unidades de ensino da zona rural, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vão aprender, até sexta-feira (4/8), técnicas e conceitos cênicos com o projeto “Circuito Cultural Teatro na Zona Rural”, contemplado pelo concurso Prêmio Manaus 2022 Thiago de Melo, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult). A ação vai beneficiar as escolas municipais Abílio Alencar, São Sebastião 2 e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ismail Aziz.
Ao longo do projeto, os alunos participam das oficinas de confecção e manipulação de bonecos, teatro de animação: objetos e bonecos; e montagem de espetáculos animados. A iniciativa envolve quase 90 pessoas de cada escola, entre alunos e educadores.
“Então, são três oficinas que cada escola vai receber e também serão abertas para a comunidade. E, além das oficinas, a gente também tem um espetáculo de teatro chamado Cavaleiro da Armadura de Sol”, explicou a idealizadora do projeto, Ana Cláudia Motta.
Para a professora de Ciências, da escola Abílio Alencar, Eliane Araújo, o projeto é interessante, porque apresenta conceitos básicos de teatro para essa área da cidade. “Bom, para mim, é uma experiência enriquecedora, porque permite o aprendizado da arte em si. A gente não tem tanto acesso, e o projeto leva esse conhecimento às escolas de zona rural, que têm todo um diferencial em relação à questão da logística, o contexto social que os alunos estão inseridos, enfim, que têm uma série de particularidades”, destacou a professora.
Para a estudante Naomi Lima, de 15 anos, do 9º ano do ensino fundamental B, do turno matutino, o projeto estimula a criatividade dos alunos. “Eu gostei, porque mexeu com a nossa criatividade, trabalhou muito a nossa mente. A gente aprendeu muita coisa”, disse.
O espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol“ ocorre nos dias 16, 17 e 18 de agosto.