terça-feira, novembro 28, 2023

#SouManaus 2023: um festival de artes integradas com programação para todos os públicos

O #SouManaus Passo a Paço 2023, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), é um megaevento turístico-cultural, que integra o calendário oficial da cidade de Manaus e que, de acordo com a Lei 2.526, de 23 de outubro de 2019, deve ser realizado, anualmente, na primeira quinzena do mês de setembro. Este ano, o evento, que chega à sua oitava edição, acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no entorno do Paço Municipal, no centro histórico.

O festival #SouManaus Passo a Paço 2023 é uma das ações que integram o planejamento estratégico da Prefeitura de Manaus que, juntamente com outros grandes eventos como o Carnaval de Rua, Festival Folclórico, Boi Manaus, Manaus Adventure, Natal das Águas e Réveillon, visam o desenvolvimento de ações promocionais do destino Manaus, baseadas no trinômio “tarifas aéreas diferenciadas + lazer e diversão + pacotes turísticos”. Os megaeventos são apresentados pela Manauscult em feiras de turismo tanto no Brasil quanto no exterior.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, o #SouManaus Passo a Paço 2023 e os demais eventos do Calendário Oficial da Cidade são uma injeção na economia local, que estimula o giro econômico com geração de postos de trabalho e movimentação em toda a cadeia produtiva da cidade e de serviços, além de, também, impulsionar o trade turístico, especificamente os segmentos bares e restaurantes, transporte de passageiros, hotelaria e hospedagem, que juntos, responderam por mais de 80% de toda a receita gerada no mesmo período do ano passado.

“Queremos fortalecer o destino Manaus em toda a América Latina e elevar a qualidade das experiências buscadas pelos turistas que vêm à cidade, como determina o prefeito David Almeida. Para isso, intensificamos as ações de divulgação dos nossos atrativos turísticos e nosso calendário de eventos em feiras do segmento e, ainda, realizamos várias oficinas de qualificação da mão de obra turística. Outro ponto que merece destaque é a injeção na economia, que significa aumento no volume financeiro da arrecadação de tributos como, por exemplo, o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)”, pontua Cardoso.

Em 2022, o evento reuniu mais de 380 mil pessoas, que circularam no entorno da praça Dom Pedro II, do Casarão da Inovação Cassina, do Museu de Manaus e do porto de Manaus, locais que integram o sítio histórico da cidade, de acordo com o artigo 235, parágrafo 2º, da Lei Orgânica do Município de Manaus. De acordo com Osvaldo Cardoso, o fluxo intenso de pessoas no local trouxe um alerta importante para o planejamento desta edição, que conta com o apoio de secretarias municipais e estaduais que integram a matriz de responsabilidade do festival.

“Por conta da pandemia de Covid-19, a realização do evento ficou suspensa por dois anos. Com o arrefecimento da pandemia do coronavírus, o prefeito David Almeida autorizou a retomada dos megaeventos no ano passado, e com eles, a gestão municipal intensificou as estratégias de promoção da cidade como destino turístico e o resultado foi o excesso de sucesso: a população compareceu em peso a ponto de superlotar algumas áreas, daí a decisão do controle de acesso aos dois palcos localizados dentro do porto de Manaus”, explica o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

O festival conta com sete palcos, praça de alimentação, feira de artesanato, espaço infantil “Passinho”, espaço moda, espaço gamer, espaço radical equipado com pista de skate, tirolesa, roda-gigante, além dos equipamentos culturais do entorno que estarão abertos para visitação. Os portais de acesso ao evento serão liberados a partir das 16h, mas os shows começam às 17h e tem previsão de encerramento à 1h da manhã em todos os três dias de evento.

Com mais de cem horas de programação distribuídas em dez áreas de ocupação, o #SouManaus2023 contará com headliners, como Léo Magalhães, Zé Felipe e Virgínia, Humberto Gessinger, Murilo Huff, Zeca Pagodinho, Marina Sena, MC Kevin O Chris, Lobão, Biquíni, o DJ Internacional, David Guetta, e o musical infantil “Show da Zelda”.

O festival terá como âncora o palco “Guardião da Amazônia”, localizado na Plataforma Malcher, do porto de Manaus. O local, com vista para as margens do rio Negro tem capacidade com segurança para um público fixo de até 60 mil pessoas. O segundo maior palco, localizado ao lado da Alfândega, também dentro do porto, comporta a concentração fixa de até 20 mil pessoas.

Ação preventiva

Para evitar superlotação e garantir a segurança de todos, o colegiado do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), composto por um representante de cada órgão de controle, segurança e serviços, decidiu que a circulação de pessoas nesses dois pontos serão controladas mediante apresentação de pulseiras, que deverão ser solicitadas, previamente, no portal oficial do evento: soumanauspassoapaco.com.br.

O início do pré-cadastro virtual será liberado nesta segunda-feira,  21/8, a partir das 19h, inicialmente, limitado a um lote de 30 mil pulseiras destinadas ao acesso aos dois palcos localizados dentro da área portuária de Manaus. As pulseiras têm códigos binários de resposta rápida, que armazenarão os dados informados na hora do cadastro.

Critérios

As pulseiras, que possuem sistema antifraude, serão checadas por agentes de segurança, nas baias de revista e acesso ao evento, com leitor de “QR Code” e reconhecimento facial.

Destinadas apenas para acesso a dois, de um total de sete palcos, as pulseiras são limitadas a uma por cadastro de pessoa física (CPF), e serão trocadas, opcionalmente, por 1 quilo de alimento não perecível e/ou 30 garrafas de Polietileno Tereftalato (PET) de qualquer tamanho.

Sustentabilidade

Esta edição do #SouManaus está com abordagem sustentável de preservação do meio ambiente. No mês de setembro, ápice do verão amazônico, também é o período que mais revela o acúmulo de lixos nos igarapés que cortam a cidade, por conta da vazante dos rios, iniciada no mês de julho.

A disponibilização de 10 mil ingressos para a troca de uma pulseira por 30 garrafas PETs, por exemplo, surgiu da necessidade de chamar a atenção da população para um problema grave e de sérios impactos ambientais, que é o descarte de lixo e garrafas plásticas no meio fio, drenagens e igarapés da cidade.

Diariamente, aproximadamente 27 toneladas de lixo são retirados dos afluentes pela Prefeitura de Manaus. Como o descarte inconsciente continua sendo o principal agravante, o festival #SouManaus, em parceria com empresas de reciclagem, e com o apoio da população que aderir à campanha de conscientização, vai dar um destino correto às, pelo menos, 300 mil garrafas PETs arrecadadas, segundo estimativas.

A ação sustentável também vai contribuir para que Manaus receba o “Selo Cidade Criativa da Unesco”, que será concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A candidatura será realizada em 2024, mas os agentes envolvidos no tema, em parceria com a Prefeitura de Manaus, já deram o pontapé inicial.

Atrações principais

O maior Festival de Artes Integradas do Norte do país, o #SouManaus Passo a Paço 2023, conta com dois palcos principais, que trarão na line-up a força da musicalidade brasileira, com artistas nacionais e regionais e, em um deles, uma alegoria cenográfica gigante denominada “Guardião da Amazônia”, que traz a temática da ancestralidade indígena.

No dia 5, o palco localizado na Plataforma Malcher receberá os artistas nacionais: Léo Magalhães, Zé Felipe e Virgínia, e o DJ internacional David Guetta, que terá o show retransmitido, simultaneamente, em todas as áreas de ocupação do festival. No palco localizado ao lado da Alfândega, dentro da área portuária, as atrações nacionais são: o cantor de rock, Humberto Gessinger, e o cantor sertanejo Murilo Huff.

Já no dia 6 de setembro, a programação musical do palco localizado na Plataforma Malcher, com a participação de artistas nacionais, será iniciada pelo cantor de samba Zeca Pagodinho, seguido pelo MC Kevin O Chris, e Marina Sena, que traz no som uma mistura bem própria de ritmos, que vão do samba e reggae ao axé, MPB e dancehall. No palco instalado ao lado da Alfândega, a headliner traz o cantor Lobão e a banda de rock brasileira, Biquíni.

E finalizando a line, no dia 7 de setembro, a programação nacional fica por conta dos artistas: padre Fábio de Melo, Israel Salazar, Isadora Pompeu, banda Amém e o musical infantil “Show da Zelda”.

A programação completa e informações adicionais podem ser encontradas no site oficial do festival: www.soumanauspassoapaco.com.br.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

spot_img

Últimas Notícias