terça-feira, maio 28, 2024

Manaus Filme Fantástico 2023 abre inscrições para produções cinematográficas até o dia 13 de outubro

Estão abertas as inscrições de longas e curtas metragens do gênero do horror, fantasia e suspense para participar da Mostra Manaus Filme Fantástico 2023. O período de inscrições se inicia nesta sexta-feira (22/09) e segue até 13 de outubro, no Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br).

A mostra, que chega à sua quarta edição, é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e será realizada no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro, Centro, de 22 a 25 de novembro.

Nesta edição, a iniciativa traz como diferencial a inclusão de outras categorias como, documentários nacionais e internacionais, animação e LGBTQI+. O homenageado é o cineasta amazonense Z Leão, natural de Anori (distante 195 quilômetros de Manaus), que começou atuar no cinema aos 15 anos de idade em uma produção alemã, no município de Barcelos.

Fotos: Cineasta Z Leão / Divulgação

“A iniciativa abre espaço para produções locais, de outros estados e até países, incentivando o intercâmbio entre os profissionais, a troca de conhecimentos, além do fortalecimento do cinema amazonense, que reserva grandes talentos”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Para o coordenador da mostra, Márcio Nascimento, a iniciativa é uma janela para produções do gênero, oportunizando o mercado para produções brasileiras e internacionais. De acordo com ele, no ano passado foram 100 filmes inscritos, dentre os quais, “El ojo y el muro”, dirigido por Javier Del Cide, da Guatemala.

“A previsão para este ano é de muitas novidades dentro do universo fantástico, temos muitos documentários que focam sobre o tema e que agora têm a oportunidade de serem exibidos dentro da mostra, assim como um convite a todos os outros segmentos e gêneros”, acrescenta Mário.

Regras para envio dos filmes

Os curtas e minidocumentários devem ter no máximo 15 minutos de duração e os longas-metragens e documentários devem ter, no mínimo, 70 minutos.

No ato da inscrição, os participantes devem anexar os seguintes documentos: “Termo de Direitos Autorais de Autorização de Exibição de Obra Cinematográfica” e “Termo de Direitos Autorais de Autorização de Uso de Imagem e Som – 4º Edição Mostra Manaus Filme Fantástico 2023”, devidamente preenchidos e assinados. As obras cinematográficas com trilhas sonoras de terceiros, sem a devida licença de uso, não serão aceitas. Os filmes recebidos irão passar por uma curadoria e os selecionados serão comunicados via e-mail.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias