terça-feira, maio 28, 2024

‘Manaus Olímpica’ apoia mais de 180 atletas e 80% já são medalhistas nacionais e internacionais

Com a meta de viabilizar a participação de talentos manauaras em competições de alto rendimento, o programa “Manaus Olímpica”, da Prefeitura de Manaus, já apoiou 184 atletas em pouco mais de seis meses de existência, e cerca de 80% deles já conquistaram medalhas nacionais e internacionais.

Essa é mais uma importante ação que credencia Manaus ao título de “Cidade Sul-Americana do Esporte de 2024”, pela excelência em seus programas, projetos, eventos e planejamentos voltados para o incentivo às práticas esportivas nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida.

Por meio dos programas de incentivo à prática esportiva, a Prefeitura de Manaus, via Fundação Manaus Esporte (FME), foca também na identificação e formação de jovens talentos. O “Esporte na Comunidade” é uma realidade desde 2022 e beneficia mais de 200 projetos sociais com kits esportivos.

Uma das mais recentes medalhistas do “Manaus Olímpica” é a atleta Franciane Moura, que conquistou o pódio na 25ª Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro, no dia 22 de agosto deste ano. Ela percorreu 21 quilômetros em 1 hora, 19 minutos e 45 segundos e ficou com o quarto lugar geral na categoria feminina.

“Estou muito feliz com o resultado e quero agradecer aqui primeiramente a Deus pela saúde, pela força, aos meus apoiadores, à Prefeitura de Manaus, que sempre está me dando aquele suporte legal nessas competições fora de Manaus, representando a minha cidade que eu amo demais. Quero agradecer aqui o prefeito David Almeida pelo incentivo, por acreditar no meu trabalho. Os resultados estão aparecendo com o ‘Manaus Olímpica’, estamos sempre no pódio”, comemorou a atleta.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, o apoio da gestão municipal a esses atletas de alto rendimento tem sido uma parceria com via de mão dupla, já que trazem resultados expressivos para o esporte da cidade de Manaus.

“O Manaus Olímpica é um projeto ousado. Temos lutado para transformar Manaus em uma cidade cada vez mais esportiva, e isso passa por colocar nossos talentos em evidência em grandes competições, realizando sonhos. Já são quase 200 contemplados, grandes resultados e a certeza de que esse projeto ainda vai render muitos frutos para a nossa cidade”, destacou o prefeito.

Competições pelo mundo

Coordenado pela FME, o programa oportuniza duelos contra os principais centros do país em pé de igualdade, em diversas modalidades, como: jiu-jitsu, judô, muay thai, tênis, natação, badminton, futsal, atletismo, entre outras. E está perto de chegar ao número de 200 passagens aéreas concedidas aos seus atletas, técnicos e acompanhantes, no caso dos menores de idade.

Alexandre Maciel, diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, também reforçou que tem sido gratificante proporcionar aos atletas da terra a possibilidade de viajarem para outros Estados e até mesmo para outros países, representando Manaus com as suas especialidades.

“Temos tido essa alegria, até porque todos praticamente têm voltado com grandes resultados e medalhas. A Fundação Manaus Esporte sempre vai estar a postos para ajudar os atletas profissionais e amadores da cidade de Manaus”.

Destaques nos resultados

Vale a menção de manauaras que têm feito bonito pelo Brasil e pelo mundo. Um expressivo investimento aconteceu logo nas primeiras semanas do ‘Manaus Olímpica’, em abril deste ano. A FME realizou uma seletiva e levou mais de 40 atletas até São Paulo para representar Manaus no Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu. O saldo foi de 22 medalhas conquistadas pela delegação.

Beatriz Rodrigues é uma realidade do tênis brasileiro. A jovem de 13 anos conquistou torneios internacionais na América do Sul nesta temporada, por meio do ‘Manaus Olímpica’, e recentemente foi habilitada para compor o ranking mundial da modalidade. “Quero agradecer primeiramente a Deus, por mais uma vitória, minha família, a todos aqueles que oram por mim, minha equipe, e o apoio da Fundação Manaus Esporte e a Prefeitura de Manaus, na pessoa do prefeito David Almeida”, comemorou.

Uma das maratonistas mais rápidas do país, Franciane Moura recentemente cruzou a linha de chegada em primeiro lugar na SP City Marathon, com o apoio da FME. Foram 21 quilômetros percorridos em 1 hora e 17 minutos. Em maio, ela venceu a corrida da Tribuna FM, em Santos. Colecionadora de medalhas, Franciane já chegou a representar a Seleção Brasileira de Atletismo.

Por falar na Amarelinha, as jovens Kamile Eduarda Cortez e Emily Benevides viajaram até o Peru pelo ‘Manaus Olímpica’ e representaram o nosso país em torneios sul-americanos de badminton, no último mês de julho.

Das pistas para as águas, Manaus também tem grandes competidores na natação. Os jovens Gabriel Castro, Angelynne Victória e Pietra Menezes são multicampeões da modalidade e seguem cumprindo o calendário e fazendo bonito em parceria com a Prefeitura de Manaus.

Sobre o Manaus Olímpica

Criado em março deste ano, o programa “Manaus Olímpica” é o estímulo para jovens atletas que vislumbram com a expectativa de um futuro esportivo de sucesso e para aqueles que já alcançaram o desporto de rendimento, um apoio, com passagens aéreas, para viver mais dedicados a seus treinamentos e alcançarem maiores resultados.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias