sexta-feira, julho 12, 2024

Manaus é destaque nacional em empregabilidade com o Sine mais eficiente do país

Desempenhando um papel crucial no fomento do desenvolvimento econômico da cidade, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Manaus inseriu 11.931 profissionais no mercado de trabalho, tanto na capital amazonense quanto em outros estados do Brasil, em 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida. Eleito o Sine mais eficiente do país, pelo Sistema Nacional de Emprego, do Ministério da Economia, mais de 16 mil vagas de emprego já foram disponibilizadas, além dos serviços focados no desenvolvimento do trabalhador e do empregador.

Além de oportunidades de emprego e qualificação do trabalhador, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), ainda incentiva os empreendedores locais através de projetos de apoio, como o “Auxílio Empreendedor”, “Auxílio Permissionário” e “Auxílio Transporte”; e de programas como o “Kit Pneus”, “Empreende Manaus”, “Empreendimento Rural”, “English Manaus” e “Salto: Aceleradora de MEIs”, entre outros.

No âmbito da inclusão, o Sine Manaus vem focando também na categoria de Pessoas com Deficiência (PcDs), oferecendo 3.768 vagas, das quais 2.959 encaminhamentos culminaram na contratação de 741 indivíduos no mercado de trabalho. Com o propósito de capacitar a população e ampliar os serviços, a Semtepi lançou três projetos: “Sine Qualifica”, “Sine nos Bairros” e “Semtepi Itinerante”.

Trabalhador que também participou do curso de Operador de Caixa e posteriormente foi empregado pelo Sine Manaus, André Marques agradeceu a valiosa oportunidade de qualificação e inserção no mercado de trabalho. “Essa experiência marcou meu primeiro trabalho formal com carteira assinada. Por isso, recomendo os serviços do Sine, que representam uma oportunidade ímpar para quem deseja se qualificar e assegurar um lugar no mercado”.

De acordo com o prefeito David Almeida, ver Manaus com a Secretaria de Trabalho mais eficiente do Brasil é motivo de muita alegria, mostrando que a gestão está no caminho certo. “Desde o início da gestão, tivemos bons números na empregabilidade e queremos continuar com esse objetivo, focando na qualidade dos nossos serviços e criando oportunidades para quem mais precisa”, afirmou.

O secretário da Semtepi, Radyr Júnior, destacou que a marca dos 1.000 dias de gestão nessa área foi de aprimoramento dos serviços oferecidos nos postos do Sine Manaus, resultando no título de serviço mais eficiente do país, sendo procurado por multinacionais do Brasil.

“Adquirimos uma van e estamos levando os mesmos serviços ofertados nos postos fixos do Sine para os bairros mais longínquos da nossa cidade. E ainda vamos entregar muito mais para a população, com a inauguração do primeiro Sine de atendimento de grande porte”, enfatizou Radyr Júnior.

Estruturas

Estão sendo construídos dois novos espaços, que vão abrigar os serviços de atendimento ao cidadão, com estruturas para atendimento de grande porte. O primeiro está localizado na zona Norte, nas dependências do Shopping Phelippe Daou, e vai contar com uma sala de seleção, atendimento psicológico e assistência social. Além disso, também terá um coworking público e espaços para reuniões.

O posto de atendimento do Sine, atualmente situado na avenida Constantino Nery, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, passará por uma realocação significativa para o bairro Distrito Industrial 1, especificamente no complexo do Studio 5. A construção do novo espaço encontra-se em seus estágios iniciais de planejamento, sendo estimada sua conclusão e inauguração para 2024.

Qualificação para o trabalhador 

Focadas no âmbito do desenvolvimento profissional, foram executadas oficinas práticas, cursos especializados, palestras informativas e workshops interativos, sobre os temas: Treinamento Básico Operacional (TBO); Norma Regulamentadora – 12 (NR12); Leitura de Componentes; Metrologia Básica; entre outros, que são fundamentais para inserção no mercado de trabalho.

O trabalhador André Marques ainda complementou que as oportunidades oferecidas pela prefeitura são vastas, promovendo interação com novas pessoas, aquisição de conhecimentos específicos e oportunidades de emprego. “O processo de busca por conhecimento é a trilha certa para superar os obstáculos impostos pelo mercado de trabalho. Só tenho a agradecer ao Sine Manaus”, finalizou.

No total, foram ofertadas 106 ações de qualificação, distribuídas em 7.269 vagas. Essas oportunidades foram planejadas para capacitar os trabalhadores com as competências e os conhecimentos necessários, aprimorando assim suas habilidades e os preparando de forma eficaz para sua inserção no dinâmico mercado de trabalho.

Intermediação da mão de obra

O Sine Manaus se consolidou como um espaço de apoio para empresas, realizando oferta de vagas e processos seletivos de forma gratuita. Em um formato desburocratizado, foi possível alcançar mais negócios. Em 1.000 dias, mais de 2 mil empresas utilizaram os serviços de intermediação, com o recrutamento de profissionais.

A empresa amazonense Primazia, que atua no ramo de administração de condomínios, utilizou os serviços e destacou a qualidade e agilidade.

“O Sine tem desempenhado um papel vital em nossos processos de seleção, fornecendo-nos profissionais qualificados. Esses candidatos têm deixado uma impressão positiva em nossos clientes, superando suas expectativas de forma excepcional. As posições que mais frequentemente preenchemos são as de agentes de portaria, serviços gerais e artífices. Somente no último trimestre, contratamos 40 novos colaboradores”, declarou Mielly Luandra, analista de Recursos Humanos da Prizamia.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias