domingo, março 3, 2024

Manaus é selecionada para participar do Cities Forward, programa dos EUA para soluções ambientais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), participa do evento “Cities Forward”, uma realização do Departamento de Governo dos Estados Unidos da América e órgãos ambientais dos EUA, junto a governos locais voltados para a sustentabilidade, que acontece na Cidade do México até esta quinta-feira (28/9). Ao todo, 24 cidades participam do evento. Do Brasil, apenas as capitais Manaus e Fortaleza foram selecionadas.

O Cities Forward é um programa transformador que tem o objetivo de ajudar as cidades da América Latina e do Caribe (ALC) a criarem um fundo sustentável, inclusivo e resiliente com o compartilhamento de conhecimento com as cidades dos EUA. São realizadas reuniões a cada dois meses, incluindo conversas com especialistas para o desenvolvimento de projetos que tratam de perigos ambientais e avaliações de riscos, preparando assim as cidades para soluções tecnológicas e sustentáveis, com adaptações às mudanças climáticas, além de promover o treinamento e capacitação, visando o financiamento dos projetos das cidades envolvidas.

Na ocasião, Manaus aborda o Plano de Ação Climática o Projeto de Despoluição de Igarapés. “Estes assuntos são compromissos de governo da administração municipal, colocados pelo prefeito David Almeida, sendo um momento muito importante para a cidade. Fomos escolhidos porque acreditam em nós e é interesse dos EUA intensificar a relação com a América Latina”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski, que representa a capital amazonense.

O programa Cities Forward, uma parceria colaborativa do Departamento de Estado dos EUA, do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, do Resilient Cities Catalyst e do Instituto das Américas, fornece intercâmbio entre pares, capacitação e envolvimento diplomático, todos focados na implementação de projetos que resolvam desafios urbanos críticos em torno da sustentabilidade, inclusão e resiliência.

As cidades participantes são ajudadas a implementar soluções locais e projetos prioritários para aumentar os investimentos em desafios urbanos que promovam e construam: sustentabilidade, inclusividade, capacidade local e resiliência do bairro e da comunidade. Ao colaborar com as cidades procura-se criar oportunidades econômicas equitativas e inclusivas, reforçando a sustentabilidade e promovendo um ambiente saudável para todos.

Foto: Divulgação 

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias