domingo, março 3, 2024

Biblioteca Braille do Amazonas completa 24 anos nesta quarta-feira

A Biblioteca Braille do Amazonas completará, no dia 8 de novembro, 24 anos de existência. Instalado no Bloco C do Sambódromo, o espaço tem o objetivo de integrar, promover e incluir pessoas com deficiência visual ao meio social, cultural, educacional e profissional, melhorando condições de vida, estudo e convivência para contribuir na elaboração de trabalhos e pesquisas.

O acervo possui mais de 50 mil obras, entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição. Além disso, é responsável pela audiodescrição de espetáculos no Teatro Amazonas desde o ano de 2009. O espaço também disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.

Além da disponibilização do material, a Biblioteca Braille também promove cursos para deficientes visuais sobre diversos temas. Devido aos serviços oferecidos no espaço, mais de 50 pessoas com deficiência ‘conseguiram aprovação em concursos e mais de 260 em vestibulares.

“É uma iniciativa importantíssima para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, oferecendo a oportunidade de adquirir conhecimento de forma acessível para elas”, declarou o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

Para Gilson Mauro, gerente da Biblioteca Braille, a iniciativa é algo que marca a vida das pessoas. “A Biblioteca Braille realiza sonhos, respeita a pessoa com deficiência e sempre vai trabalhar para garantir a cidadania destas pessoas”, afirmou.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias