sábado, maio 18, 2024

Amazonas supera outros Estados nas inscrições para os Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024

A 13ª edição dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2024, lançada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), totalizou 574 inscritos. Com 133 participantes, o Amazonas superou os outros Estados do país.

As inscrições encerraram no dia 20 de abril. Na sequência do Amazonas, apareceu São Paulo, com 120 concorrentes; Rio de Janeiro,  com 58 inscritos, e Minas Gerais, 55. O valor total da premiação é de R$ 80 mil, dividido em prêmios de R$ 8 mil, para cada um dos dez gêneros literários estabelecidos no edital.

O presidente do Concultura, Neilo Batista, destacou que a alta procura dos autores amazonenses comprova o vigor e relevância dos prêmios. “Mostramos, mais uma vez, que temos uma literatura rica e com gerações de literatos que marcam o mundo das letras no Brasil e no exterior. Nosso concurso tem o papel importante de revelar talentos e dar visibilidade às suas obras”, disse.

O coordenador dos Prêmios Literários e vice-presidente do Concultura, Carlos Guedelha, pontuou que o Amazonas tem se revelado um celeiro de grandes escritores, tem uma considerável tradição literária e os Prêmios Literários vêm confirmando isso a cada edição.

“Parabéns aos que inscreveram suas obras, não deixando passar essa valiosa oportunidade. Em cada categoria, as obras inscritas serão analisadas, criteriosamente, por comissões formadas por escritores e professores de literatura renomados. O autor do melhor livro de cada uma das dez categorias receberá um significativo prêmio em dinheiro e terá sua obra publicada”, ressaltou Guedelha.

Inscritos

No ranking de gêneros, o maior número de inscritos foi poesia (prêmio Violeta Branca), com 192;  romance ou novela (prêmio Álvaro Maia), 110; contos (prêmio Arthur Engrácio), 97; infantojuvenil (prêmio Alfredo Fernandes), 48; teatro (prêmio Álvaro Braga, 27; crônicas (prêmio Péricles Moraes), 40; temática amazônica (prêmio Djalma Batista), 33; ensaios (prêmio Samuel Benchimol),13; memória ou jornalismo literário (prêmio Áureo Nonato), 11;  ensaio sobre tradições populares (prêmio Mário Ypiranga Monteiro), 3,  que por não ter alcançado o número de sete obras não concorrerão ao prêmio.

As obras vencedoras serão publicadas em formato digital e/ou impresso.

Etapas

As próximas etapas do concurso são análise das obras pelas comissões julgadoras, entre 25 de abril e 24 de junho, e resultado preliminar no dia 26 de junho, com dez dias de prazo para recursos administrativos.

O edital, resultados e demais links podem ser conferidos no portal do Concultura, no endereço eletrônico: https://concultura.manaus.am.gov.br/premio-literario

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias