quinta-feira, setembro 12, 2024

Grupo Maroaga realiza o musical ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’, no Teatro da Instalação

O Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, bairro Centro, será palco do espetáculo ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’, marcado para o dia 13 de setembro, às 19h, com entrada gratuita. O musical, criado pelo músico, compositor, arranjador e produtor musical Amino Vasconcelos, é protagonizado pelo Grupo Maroaga, oriundo do município de Maués (distante 276 quilômetros da capital), mas que atua em Manaus, e possui um jeito estilizado de se fazer Gambá.

O espetáculo, de acordo com Amino Vasconcelos, propõe uma celebração autêntica da identidade cultural da Amazônia brasileira, onde a música e a dança ganham vida por meio do ritmo cativante do Gambá. Na apresentação, o Grupo Maroaga proporciona ao público uma imersão nos sons envolventes e ricas histórias do caboclo.

“Os dançarinos, coreografados em sintonia com o grupo, irão elevar a apresentação a um novo patamar de espetáculo visual e emocional. Suas performances sincronizadas e expressivas irão dar vida a essência da cultura do gambá, inspirando ao espectador a se conectar de maneira mais profunda com as tradições da região”, adianta ele.

No palco estarão: Tércio Macambira (voz e gambá), Sérvio Túlio (contrabaixo), Duan Raiad (escaleta), Ronalto Alves – China (tamborinho), Rô Macambira (caracaxá), Kelly Priscila (gambá), Dudu Brasil (banjo) Robert Juan (violão), além de João Enan, assinando a produção. Vale ressaltar que o espetáculo ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’ foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura – Lei Paulo Gustavo e tem o apoio da Prefeitura de Manaus/Conselho Municipal de Cultura e Governo Federal.

Ritmo

O Gambá estilizado, do Grupo Maroaga, é uma nova forma de apresentar o ritmo mantendo sua essência. É tida como “nova”, porque admite instrumentos não pertencentes à formação instrumental tradicional, acompanhando arranjos que trazem uma sonoridade mais próxima das gerações mais jovens.

“O Gambá é uma manifestação autêntica e rica, que merece reconhecimento e valorização. Comprometido com a disseminação da cultura, o ‘Festejo Caboco – Gambá de Maués’ busca tornar o ritmo acessível a todos, independentemente de origem, identidade ou conhecimento prévio”, completa Amino.

Além disso, a apresentação visa cultivar uma compreensão mais profunda da cultura e inspirar o reconhecimento do Gambá como uma expressão cultural vibrante, permitindo que as novas gerações se conectem com sua essência.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias