A apresentação pontuou os avanços na redução de filas do Sistema de Regulação (Sisreg) para consultas com o programa Saúde AM Digital, levando teleconsultas e telediagnósticos para todo o Amazonas. O programa está na segunda etapa, com atendimentos em estruturas fixas e de forma remota para 12 especialidades com maior demanda no Complexo Regulador.
Entre os serviços de descentralização e regionalização da saúde, o governador Wilson Lima reforçou a importância do programa Melhor em Casa; a criação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Neonatal em municípios do interior; e os resultados esperados com a repactuação da saúde pelo Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior.
Vacinação
O governador Wilson Lima também solicitou apoio do Governo Federal para fortalecer a campanha de imunização contra a gripe no Amazonas. O objetivo é tornar definitiva a data do calendário de vacinação para o segundo semestre no Amazonas levando em conta o clima e a geografia da região, antecedendo o período de chuvas.
“Essa sempre foi uma luta do Amazonas junto ao Ministério da Saúde, porque a campanha nacional começa em abril, mas no Amazonas os sintomas e casos da gripe começam em novembro. Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, concluiu o governador.