O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), lançou o Chamamento Público nº 001/2025 para credenciamento e concessão de espaços destinados à comercialização de alimentos e bebidas durante o 58º Festival de Parintins, que acontece de 25 a 29 de junho, na Ilha Tupinambarana (a 369 km de Manaus).
As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho de 2025 e disponibilizam 14 tendas padronizadas na Praça Gastronômica: 13 para venda de alimentos e 1 para bebidas.
A iniciativa visa promover o turismo gastronômico com a oferta de comidas típicas da região, além de lanches, doces, salgados e bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Estão autorizados gêneros como fast-food, pratos regionais e sobremesas diversas. Bebidas como açaí in natura, frozen e milk-shakes não serão permitidas.
Apoio ao empreendedorismo e ao turismo local
Segundo o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, a ação fortalece a cadeia produtiva local:
“A Praça Gastronômica é uma ação estratégica, que integra os investimentos do Governo do Amazonas para fortalecer a cadeia produtiva do turismo em Parintins. Estamos proporcionando estrutura adequada para acolher os visitantes, ao mesmo tempo em que fomentamos a economia local, gerando mais oportunidades para os empreendedores”, destacou.
Estrutura e localização
A praça será instalada no Panavueiro Fest, na avenida Clarindo Chaves com rua Armando Prado, no Centro de Parintins. O credenciamento é exclusivo para pessoas jurídicas, interessadas em operar nos espaços com as tendas fornecidas pela Amazonastur.
As tendas terão 9 m² (3m x 3m), com cobertura e fechamento em lona, balcão frontal e tomadas elétricas de 110V e 220V. A estrutura física será disponibilizada pela Amazonastur, mas toda a infraestrutura interna e operacional será de responsabilidade dos expositores, incluindo equipamentos, utensílios, uniformes, eletricista, ligação elétrica, além de segurança e vigilância noturna.
Inscrição e edital
O edital foi publicado no site da Amazonastur em 26 de maio de 2025, e pode ser acessado no link:
👉 EDITAL CREDENCIAMENTO Nº 001/2025 (PDF)
O prazo de inscrição é de 15 dias corridos a partir da publicação. A documentação exigida deve ser entregue presencialmente na sede da Amazonastur (Av. Santos Dumont, s/nº, bairro Tarumã, Manaus-AM) ou enviada para o e-mail: copil@amazonastur.am.gov.br.
📩 Mais informações: copil@amazonastur.am.gov.br