sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Prefeitura e Governo trabalham na segurança do Réveillon Sustentável ‘Manaus, Floresta Viva’

A Prefeitura de Manaus, em parceria com o Governo do Estado, iniciou, nesta quarta-feira, 29/12, a Operação Integrada de Segurança do Réveillon Sustentável “Manaus, Floresta Viva 2023”, com programação sexta-feira e sábado, 30 e 31/12, e expectativa de público em torno de 100 mil pessoas, durante os dois dias de evento.

O plano tático envolve diversos órgãos de segurança, transporte, trânsito e saúde, como a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult); Centro de Cooperação da Cidade (CCC); Secretaria Municipal de Saúde (Semsa); Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e demais órgãos da Prefeitura de Manaus que compõem a matriz de responsabilidade da operacionalização dos eventos que marcarão a virada do ano.

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, reforça que todas as entradas dos eventos irão contar com equipes de segurança que farão a identificação e controle do público.

“Além da Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus promove o Réveillon no shopping popular Phelippe Daou, e no Educandos. Todos esses pontos receberão reforço de segurança. A medida será adotada em cumprimento à portaria da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que regula a realização de Grandes Eventos no Estado”, afirmou Oliveira.

O secretário de Estado de Segurança Pública, General Carlos Alberto Mansur, ressalta que o plano integrado busca coordenar e integrar os Planos Operacionais de Segurança referentes à preparação tática das forças de segurança pública, órgãos e agências empregadas no evento, buscando oferecer para a população amazonense a segurança necessária durante a realização o evento.

“A Secretaria de Segurança Pública está dando todo o apoio na parte de segurança. Teremos helicópteros que irão apoiar na parte de segurança, e a parte operacional também está contribuindo com o evento. E quem ganha com essa união entre a prefeitura e o governo, é a população que vem participar desses eventos”, explicou o secretário.

O capitão Ruiz, do Corpo de Bombeiro, conta que mais de 250 militares trabalhão durante o Réveillon, que contará também com atendimento pré-hospitalar, posto de saúde e guardas-vidas.

“Além dos dez salvas-vidas que ficam aqui na praia, estaremos divididos em dois turnos. A partir das 17h, teremos 25 salva-vidas exclusivos para essa área da orla. Além desse efetivo, teremos mais de 80 bombeiros militares distribuídos ao longo da praia. No segundo turno, entra outra equipe, e esse efetivo é muito maior, serão mais de 160 militares distribuídos entre palcos e a orla” explicou o capitão.

 

Fiscalização

Na manhã desta sexta-feira, 30/12, agentes do Corpo de Bombeiros (CBM), com a Defesa Civil do Município estiveram presentes na praia da Ponta para vistoriar a estrutura de fogos de artifício, palcos e estrutura da festa de Réveillon 2023.

Durante a fiscalização, foram aprovadas todas as questões, incluindo o perímetro de segurança dos fogos de artifícios que serão de baixo ruído. Todos os três pontos de onde ocorrerá a festa de Réveillon terão fiscalização do Corpo de Bombeiros.

A queima de fogos terá duração de 10 minutos e poderá ser observada em toda a extensão da praia. Serão utilizados oito pontos em estrutura metálica com um intervalo de 25 metros de um ponto a outro, que estarão fixados na praia Ponta Negra a uma distância de 200 metros do público presente.

Tanto na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, quanto no shopping Phelippe  Daou  haverá uma torre destinada para a tradicional queima de fogos  também com duração de 10 minutos que terão efeitos multicoloridos em Crackling, Crossete, Crisântemo, Kamuro, candelas entre outros.

 

Interdição

A praia da Ponta Negra, na zona Oeste, está fechada para o banho desde às 14h desta sexta-feira, 30, voltando a ser aberta ao público a partir das 8h de domingo, 1º/1/23. A medida preventiva faz parte das ações de segurança da Prefeitura de Manaus para a realização do “Réveillon Sustentável Manaus, Floresta Viva 2023”.

No sábado, 31, não será permitido o banho no rio durante os eventos programados para a virada. As operações de limpeza e varredura na praia serão realizadas por equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com apoio da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal.

 

Lista de objetos proibidos

Não será permitida a entrada de garrafas ou quaisquer objetos de vidro. Só será liberada a entrada de garrafas pet em quantidade para uso pessoal, até 2 litros. Os objetos proibidos serão retidos na entrada sem devolução.

Armas de fogo; armas de arremesso; armas brancas; armas destinadas a projetar substâncias tóxicas, asfixiantes e corrosivas; materiais contundentes ou perfuro-contundentes, cortantes ou perfurantes; guarda-chuvas com hastes metálicas; tubos de bandeiras em material contundente; substâncias ou engenhos explosivos ou pirotécnicos; tubos em aerossol contendo quaisquer substâncias; garrafas, copos, pratos, e quaisquer outros materiais de vidro e alumínio; dardos; martelos; seringas; extintores; capacetes; quaisquer materiais que venham ameaçar a segurança do público presente.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias