segunda-feira, abril 22, 2024

Após sucesso de público em Parintins, projeto ‘Aluno Ouvidor’ irá a São Gabriel da Cachoeira

Após ter iniciado pelos municípios de Iranduba, Manacapuru, Nhamundá e, mais recentemente, Parintins, a equipe da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) fará uma nova parada do projeto ‘Aluno Ouvidor’, desta vez na cidade de São Gabriel da Cachoeira, município do Amazonas que faz fronteira com a Colômbia e Venezuela. Os alunos de seis escolas estaduais da cidade participarão das atividades do programa entre os dias 28 de março a 1º de abril.

A iniciativa faz parte das ações da Ouvidoria para implementar o “Aluno Ouvidor” em escolas do ensino médio em 19 municípios do interior do Amazonas, visando formar e capacitar alunos escolhidos para exercerem a função de ouvidores em suas respectivas escolas, por meio de grêmios estudantis, para que eles possam ajudar a dar voz aos estudantes, medindo a satisfação com o ensino e a estrutura oferecida.

Conforme o coordenador do projeto e ouvidor do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, a equipe da Ouvidoria segue empenhada em promover o programa para o máximo de municípios possíveis neste primeiro ano, abarcando praticamente todas as calhas do Amazonas.

“O projeto visa promover a participação desses estudantes no controle social, além de contar com a efetiva participação da sociedade, através dos grêmios estudantis das escolas estaduais de ensino médio, auxiliando não somente a gestão, mas também o desenvolvimento do protagonismo juvenil no âmbito escolar, por isso se faz necessário expandir a atuação do programa para os municípios do interior, para abarcar o maior número de escolas quanto for possível”, concluiu o conselheiro-ouvidor.

Entre as atividades realizadas pelos estudantes estão capacitações realizadas e orientadas por instrutores da Corte de Contas, com finalidade de preparar o aluno e orientá-lo para o exercício das atividades de ouvidoria por meio de formações, treinamentos e monitoramentos, atividades individuais com prática de participação popular no cotidiano da escola e mediação de conflitos por meio de monitoramento da Ouvidoria, além de reuniões organizadas pelo TCE-AM e outras instituições parceiras do programa.

Além de São Gabriel da Cachoeira, também devem receber a equipe da Ouvidoria do TCE-AM os municípios de Coari, Humaitá, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Tabatinga, Benjamin Constant, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Urucurituba, Anori, Anamã, Beuri, entre outros.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias