quarta-feira, abril 24, 2024

Prefeitura de Manaus realiza a 21ª Semana Nacional de Museus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza, de 15 a 19/5, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, com programações gratuitas nos espaços culturais administrados pela fundação.

A edição deste ano traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, a Semana Nacional de Museus é uma forma de valorização dos espaços culturais.

“É de extrema importância realizarmos mais uma Semana de Museus, a última foi um sucesso, e pretendemos atrair mais pessoas para a edição de 2023. Essa é uma forma de valorizar nossos espaços culturais, com programações pensadas especialmente para o nosso público, além de, como capital da Amazônia, celebrarmos a sustentabilidade”, ressaltou Cardoso.

O diretor-presidente salientou que o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” é um meio de lembrar que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental.

Segundo o diretor de Políticas Culturais da Manauscult, Wallace Almeida, os museus vão muito além de apreciar os acervos em suas instalações.

“Em mais uma edição da Semana Nacional de Museus, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, vai promover palestras, rodas de conversas e oficinas, que irão abordar temas muito importantes para nossa sociedade. Falar em museus, não é só se limitar a apreciar acervos em instalações estáticas, mas sim, aproveitar o que há de melhor da cultura, dos saberes e das histórias do seu povo”, disse Wallace.

As atividades terão início na próxima segunda-feira, 15/5, às 9h, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, centro histórico, com a palestra “Sustentabilidade e Bem-estar”, ministrada pela psicóloga e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alessandra Pereira.

A oficina de Introdução à Arqueologia “Pequenos Arqueólogos”, será realizada na quinta-feira, 18/5, no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, nº 350, no centro histórico, para as crianças. As vagas são destinadas aos alunos do ensino fundamental de Manaus.

Ao longo da semana, a população poderá participar gratuitamente de atividades, como: rodas de conversas, palestras, oficinas e visita mediada. As atividades acontecem no Museu da Cidade de Manaus (Muma), no Centro Cultural Óscar Ramos (Ccor), Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), biblioteca municipal João Bosco Pantoja e largo de São Vicente (Praça Dom Pedro II).

Programação:

15/5 – Segunda-feira

Palestra “Sustentabilidade e Bem-estar”

Ministrada por Alessandra Pereira, psicóloga e professora da Ufam

9h às 11h

Roda de conversa sobre saúde mental, rotina, fazer artístico e superação

Com jovens artistas de dança e teatro

15h30

Apresentação de dança e teatro

Projeto Plano Perfeito

17h

Local – Museu da Cidade de Manaus (Muma), rua Gabriel Salgado, centro histórico

Aberto ao público

16/5 – Terça-feira

Oficina “Artesanato e reciclagem é uma ideia que cabe em nosso planeta”

Artesã Joyce Ribeiro

9h às 12h

Visita mediada

Entorno do largo de São Vicente (Praça Dom Pedro II)

14h

Palestra “A contribuição dos Museus no processo de ensino e aprendizagem”

Ministrada por Elizângela Mota, coordenadora do Departamento de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)

16h

Local – Centro Cultural Óscar Ramos (CCOR), rua Bernardo Ramos, casas 69 e 77, centro histórico

Aberto ao público

17/5 – Quarta-feira

Palestra “Preservação da História, do conhecimento dos costumes do Quilombo do Barranco de São Benedito – A saúde da comunidade por meio da sua culinária e suas crenças”

Com Cassius da Silva Fonseca – Líder Quilombola e presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Estado do Amazonas (Amonam)

9h às 11h

Local – Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja, rua Monsenhor Coutinho, nº 529, Centro

Aberto ao público

18/5 Quinta-feira

Oficina Introdução à Arqueologia para crianças “Pequenos Arqueólogos”

Arqueóloga Vanessa Benedito

8h30 às 11h30 e 13h30 às 16h30

Evento apenas para convidados.

Local – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, nº 384, Centro

19/5 – Sexta-feira

Oficina de Fotografia Básica

Fotógrafo Márcio Benchimol

13h30 às 16h30

Aberto ao público

Local – Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), avenida 7 de Setembro, nº 384, Centro

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias