domingo, março 3, 2024

Corpos Artísticos do Amazonas ocupam os principais espaços culturais e escolas de Manaus, em setembro

Em setembro, os Corpos Artísticos do Amazonas levam a diversidade de suas apresentações para os espaços culturais da cidade. Entre apresentações de dança, concertos e recitais, os espetáculos acontecem nos principais teatros administrados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Além disso, escolas da rede estadual também receberão os espetáculos. As atrações são gratuitas.

Teatro da Instalação

Abrindo as apresentações do mês, o Teatro da Instalação recebe, no dia 1º de setembro, o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos (GVCA), às 19h. Com o recital “Missa in G maior”, de Franz Schubert, o GVCA apresenta movimentos que intercalam entre coro e solistas. A obra foi composta em 1815, quando o compositor tinha 18 anos e sua estreia ocorreu numa modesta igreja paroquial, no subúrbio de Viena. A classificação é livre.

No dia 12 de setembro, a Amazonas Band apresenta “Legados”, às 19h, no Teatro da Instalação. O concerto, que passeia do Mambo ao Jazz, passando pelo bolero, traz o episódio 2 da série “Legados”, que ilustra um recorte da música caribenha de expressão jazzística.

Com o espetáculo “Rios Voadores”, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) se apresenta no dia 15 de setembro, às 19h, no Teatro da Instalação. No espetáculo, a coreógrafa Rosa Antuña busca trazer para a cena a importância da preservação do meio ambiente como ponto crucial para o equilíbrio do planeta. A mitologia amazônica, além de sua fauna e flora, formam inspiração para a construção da movimentação deste trabalho.

Já no dia 22/09, às 19h, a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) toma o palco do Teatro da Instalação com um concerto voltado aos clássicos cinematográficos e jogos infantis, iniciando a comemoração referente ao dia das crianças. O repertório conta com clássicos da Disney, Sítio do Pica-pau-amarelo e jogos como Super Mario, por exemplo. É um espetáculo para apreciar, se envolver e relembrar a infância.

Teatro Gebes Medeiros

Para os inquietos e amantes deste mundo de clássicos e jogos infantis, a Ovam também leva a programação para o Teatro Gebes Medeiros, neste sábado (02/09), às 18h. Os clássicos “Um mundo ideal”, “Aqui no Mar” e um medley de “O Rei Leão” estão no repertório. A classificação é livre.

Palácio Rio Negro

O Centro Cultural Palácio Rio Negro recebe no dia 26 de setembro, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), às 19h, com o concerto “Ramificações”. Composições de Valentin Silvestrov, Michael Nylman, Karl Jenkins, Pēteris Vasks e György Sándor Ligeti estão no repertório. A classificação é para maiores de seis anos.

Escolas Públicas

Com o objetivo de levar a programação para além dos espaços culturais, algumas escolas da rede estadual receberão as apresentações dos Corpos Artísticos, em setembro.

No dia 11 de setembro, a Orquestra de Violões leva para o Instituto de Educação do Amazonas (IEA) o concerto com temática de filmes e jogos infantis. Em um ambiente favorável para rememorar a primeira idade, a apresentação acontece às 14h.

Já no dia 12, os alunos da Escola Estadual Antônio da Encarnação Filho prestigiarão o espetáculo “Dançando nossos compositores”, do Balé Folclórico do Amazonas. A escola fica localizada na avenida Laguna, no bairro Lírio do Vale, zona centro-oeste de Manaus.

O Grupo Vocal apresenta, no dia 14 de setembro, o espetáculo “Coros de Ópera” na EETI Zilda Arnz Neumann, situada na comunidade Jesus me deu, zona Norte da cidade. O concerto é uma coletânea de músicas corais em óperas. Contém desde os consagrados coros de ópera, como “Và pensiero”, da ópera “Nabucco”, de Verdi, como também das óperas de Mozart “Don Giovanni” e “Don Pasquale”.

No dia 19, a apresentação segue para a Escola Frei Mario Monacelli, localizada no trecho 2 da avenida Grande Circular, no bairro Cidade Nova, zona norte.

Foto: Divulgação

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias