domingo, março 3, 2024

Prefeitura entrega mais de 30 mil obras que melhoram a vida das pessoas no dia a dia

Em 1.000 dias de gestão, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou 33.468 obras na capital. As intervenções municipais foram voltadas à contenção de áreas de risco, às obras de melhoria da trafegabilidade e acessibilidade e de recuperação e implantação de novas linhas de redes de drenagem.

O número representa, em média, a execução de, ao menos, 30 serviços de infraestrutura por dia. Em parte disso, estão as obras consideradas de maior proporção em 27 áreas de risco ou encostas. A Seminf realizou, ainda, a implantação de 152.673,89 metros de drenagem profunda (32.650 metros) e superficial (59.105,89 metros de sarjetas e 60.918 metros de meio-fio). Além de atuar intensamente no recapeamento de 2 mil vias, pelo programa “Asfalta Manaus”, e nas grandes intervenções na cidade, melhorando a vida da população.

A capital amazonense virou um “canteiro de obras” nesses 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, com intervenções em todas as zonas da cidade, beneficiando a população com acessibilidade e qualidade de vida.

“É tudo parte de um plano para readequar a infraestrutura da capital e facilitar a vivência das pessoas. Nesses 1.000 dias, nossos projetos se voltaram também para contenção de áreas de encosta, com trabalhos minuciosos de implantação de escada hidráulica, para o melhor escoamento da água das chuvas, perpassando a instalação de talude e recuperação de sarjeta e meio-fio”, afirmou o prefeito David Almeida.

Ações em várias frentes

Outro destaque da gestão é a limpeza de bueiros, que chegou à marca de 20.181 estruturas desobstruídas. Trabalhos como esse, conforme o secretário de Infraestrutura, Renato Junior, impactam na redução de alagamentos nos bairros e comunidades. “São pequenas, mas significativas intervenções como essas, que proporcionam dignidade ao povo. O prefeito David determina que as equipes dos Distritos de Obras intensifiquem esses trabalhos de limpeza no verão, para que os efeitos do inverno sejam minimizados”.

Dentre os avanços na acessibilidade está a recuperação de 87.889,20 metros de calçada e a construção de 24.587 metros quadrados de estruturas de pontes e passarelas. Na comunidade José Bonifácio, situada no bairro Colônia Santo Antônio, zona Norte, aproximadamente 16 mil pessoas foram beneficiadas com a reconstrução de três pontes. No primeiro semestre de 2022, a prefeitura realizou o desassoreamento do leito do igarapé.

“Eu faço esse caminho a pé todo dia, não tem jeito, só temos essa passagem. Gratidão à prefeitura pelo cuidado. Após o trabalho da Seminf aqui, está maravilhoso”, relatou Paula Beatriz, 30 anos.

Outro avanço da gestão está no saneamento básico, que acresceu em 7% de cobertura de esgotamento, alcançando a marca de 26%. Os 900 moradores do beco Nonato, no bairro Cachoeirinha, conviviam entre problemas de alagamentos, odor e exposição a doenças, causadas pelos dejetos no igarapé. A comunidade se tornou a primeira área de palafitas a receber água tratada e rede de esgoto, por meio da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Seminf (UGPM-Água).

Iluminação

A gestão alavancou o número de serviços executados na implantação e modernização dos projetores em LED. A cidade pode contar agora com 99% de iluminação de cobertura em todas as zonas. Foram implantados 157.622 pontos de iluminação.

A ação é executada e vistoriada pela Unidade Gestora de Abastecimento de Energia da Seminf (UGPM-Seminf), que também atua com instalação de LED nos campos e quadras da cidade, por meio do programa “Uma Luz Para o Esporte”.

Em média, 361 espaços esportivos foram modernizados em 63 bairros e quatro comunidades da capital. Na zona rural, 25 comunidades foram atendidas.

Grandes intervenções

Quatro grandes obras de mobilidade urbana darão maior fluidez ao trânsito de Manaus, como a construção de dois complexos viários, na avenida Governador José Lindoso e na rotatória do Produtor; o alargamento e a construção da passarela no trecho em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e a construção da ciclovia de 3,6 quilômetros de extensão na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, que terá sentido duplo e vias segregadas do fluxo principal de veículos.

No primeiro dia de gestão do prefeito David Almeida, o corpo técnico da secretaria constatou irregularidades na estrutura física do complexo viário, mais conhecido por “viaduto do Manoa”, na zona Norte. Um dos seus primeiros atos, enquanto gestor municipal, foi decretar a interdição da estrutura, seguida da reforma.

Na ocasião, o prefeito destacou problemas de sinalização e supressão dos divisores da pista de rolamento. “No caráter estrutural dessa construção, o problema é maior, impactando e comprometendo o tráfego de veículos pesados, como os ônibus. Nossa preocupação é com a segurança das pessoas. O viaduto passará por quantas interdições forem necessárias, sem ônus para a prefeitura”, afirmou à época.

Espaços de lazer e esporte

Dentre as áreas de lazer e esporte foram reformadas as praças do bairro Dom Pedro; do Parque das Laranjeiras; do Manoa; das ruas 163 e 41, no bairro Nova Cidade; do bairro Jorge Teixeira 1ª etapa e no bairro Glória.

Na praça das Flores, conjunto Flamanal, os moradores ganharam duas quadras poliesportivas cobertas, nova academia ao ar livre e playground em um espaço totalmente revitalizado. Em andamento, o município reforma seis complexos esportivos na capital, com investimentos da ordem de R$ 30 milhões em 15 bairros.

“Asfalta Manaus”

Dentro das ações de serviços executados na gestão do prefeito David Almeida, está o programa “Asfalta Manaus”, lançado em abril de 2022, fruto de parceria da Prefeitura de Manaus com o governo do Amazonas, que visa recapear 10 mil ruas.

Atualmente, o programa registra 2.009 ruas asfaltadas, entre becos, vielas, avenidas, comunidades e até ramais. Dessas, quase 30 áreas, antes em solo natural, foram pavimentadas pela primeira vez.

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias