quarta-feira, junho 12, 2024

#SouManaus Passo a Paço 2023 abre espaço para diferentes manifestações culturais

O “#SouManaus Passo a Paço 2023”, evento promovido pela Prefeitura de Manaus na área central da cidade, se consolida como o maior festival de artes integradas da região Norte. A valorização das diferentes manifestações culturais já é marca registrada do evento, que abre espaço para artesãos das mais variadas identidades culturais.

Na rua Bernardo Ramos, tradicional pela conservação do patrimônio arquitetônico do centro histórico de Manaus, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), organizadora do #SouManaus, criou espaço para uma feira de artesanato, na qual é possível encontrar trabalhos que representam uma grande diversidade artística.

O grupo Mulheres de Axé,  formado por representantes de povos e comunidades de terreiro, trouxe para a feira banhos, pinturas, arte em tecido, perfumes e ervas. A presidente do grupo, Jéssica Hermes Felipe, destacou a iniciativa da prefeitura. “Os artesãos são pessoas que não têm um lugar específico para trabalhar. A oportunidade de estar em um evento do alcance do #SouManaus é importantíssima, porque a gente ganha visibilidade e tem contato com um público muito grande”, disse.

Os artesãos da Nação Mestiça estão expondo produtos como biscoitos caseiros, bijouterias e acessórios para cabelos. Helderli Fideliz Castro, presidente do grupo, elogiou a organização e agradeceu a oportunidade de poder participar. “Estamos muito agradecidos ao prefeito David Almeida, que tem sensibilidade para enxergar o trabalho de pessoas humildes como os nossos artesãos, proporcionando essa visibilidade a nós”, comentou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela presidente da Associação Mulheres Amazonenses nas Comunidades (Amac), Idenilde Matos da Silva, que pela primeira vez participa do “#SouManaus Passo a Passo”. “Nossa associação está completando um ano de existência oficial. Trabalhamos com mulheres de baixa renda, que precisam complementar o orçamento familiar. Temos 45 artesãs que sonhavam em poder participar desse grande evento. Esse espaço, que foi cedido para nós, foi a coisa mais maravilhosa que poderia nos acontecer. Só temos a agradecer”, completou.

Este ano, o #SouManaus conta com cerca de 600 trabalhadores da cultura, dos quais 75 são artesãos.

 

Matérias Relacionadas

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

Últimas Notícias